Os telefones celulares se tornaram itens indispensáveis na vida das pessoas, não é mesmo? Por isso, não é difícil encontrar quem já ficou na mão quando o celular descarregou! Para manter a saúde da bateria do seu celular boa e evitar esse tipo de situação, você pode seguir algumas recomendações. Confira!
Cuidado com os extremos
As baterias dos celulares mais modernos são feitas de íons de lítio, e para mantê-las em bom estado por mais tempo, evite deixar que elas cheguem a 0% e a 100%. Quando está totalmente sem carga, o risco de explosão do aparelho aumenta. Já quando está cheia, o desempenho do aparelho pode piorar. O ideal é que se use a bateria entre 40% e 80%.
Atenção às capinhas
Estranhou essa dica? Pois é, muita gente não sabe disso, mas um dos principais vilões para as baterias de íons de lítio é o calor. Então, se você costuma deixar o aparelho celular na tomada durante a noite e só tirá-lo na manhã seguinte, cuidado, pois as capinhas de proteção podem esquentar ainda mais seu aparelho, podendo danificá-lo.
Utilize carregadores originais
A bateria do celular pode ser danificada com o uso de carregadores diferentes dos originais, isso porque os vindos de fábrica, junto com o aparelho, já estão no padrão de voltagem e amperagem compatíveis. Por mais que sejam mais caros, opte por utilizar os carregadores da marca.
Não utilize o aparelho durante o carregamento
Como já dissemos, o calor é prejudicial às baterias de lítio, e durante o carregamento, a tendência é que o aparelho esquente um pouco. Para evitar o superaquecimento, não utilize o celular enquanto ele está conectado na tomada.
Atenção com o carregamento rápido
Alguns smartphones dão ao usuário a opção de carregamento rápido, mas essa função não deve ser usada sempre, e sim apenas quando você realmente precisa de bateria e não tem muito tempo para carregar, uma vez que o aparelho fica muito quente quando o carregamento rápido é acionado. Então use com cuidado para não danificar a bateria.
Fonte: People
Comments