A companhia alemã Sikur apresentou hoje (27) o SIKURPhone, um smartphone totalmente criptografado, à prova de hackers e dedicado a guardar criptomoedascom segurança. O aparelho roda uma versão customizada do Android, o SikurOS, que garante a criptografia dos dados não somente de carteira digital, mas também de serviços de mensagens, ligações e outros apps.
“Acreditamos que, assim como o número de ameaças cibernéticas aumenta, a demanda por proteção também aumenta”, comenta o diretor de tecnologia da Sikur Alexandre Stumpf. “Com o SikurOS, tudo armazenado no dispositivo está seguro. Desde nossos aplicativos de comunicação segura até as carteiras de criptomoedas (SIKURWallet) e aplicativos de terceiros”, complementa.
O dispositivo traz tela de 5,5 polegadas, processador MediaTek MT6750, 4 GB de RAM e 64 GB para armazenamento interno. A fabricante garante ter dado bastante atenção à usabilidade do produto durante o seu desenvolvimento visando complementar a parte de segurança e criptografia com uma experiência refinada.
“Pensamos cuidadosamente em usabilidade, particularmente para as pessoas que não são muito ligadas em tecnologia”, explica o diretor de vendas Gustavo Iop. “Se o dispositivo é perdido ou se a senha é esquecida, o usuário pode recuperá-la por meio da autenticação das digitais”, exemplifica.
À prova de hackers
Para garantir a segurança do gadget, a companhia alemã, que tem escritórios nos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Brasil, submeteu a sua peça ao crivo dos hackers. Entre novembro e dezembro de 2017, a Sikur contratou a HackerOne para examinar o SIKURPhone em busca de possíveis vulnerabilidades.
"O SIKURPhone foi submetido a uma série de testes rigorosos por um período de dois meses. Ficamos muito satisfeitos com os resultados, pois os hackers falharam ao tentar extrair informações do dispositivo", explicou Vasconcelos.
Especificações
Tela: 5,5 polegadas com resolução Full HD e proteção Gorilla Glass
Processador: MediaTek MT6750
Memória RAM: 4 GB
Armazenamento interno: 64 GB
Câmera traseira: 13 megapixels
Câmera frontal: 5 megapixels
Bateria: 2.800 mAh
Empresa lança celular à prova de hackers dedicado às criptomoedas
Pré-venda
O SIKURPhone já está em fase de pré-venda no site oficial da fabricante — sikur.com. A pré-venda começou ontem e vende 20 mil modelos ao preço promocional de US$ 799, cerca de R$ 2,6 mil em conversão direta. A previsão de entrega das primeiras unidades é agosto de 2018, informa a companhia.
Fonte: TecMundo