As dicas a seguir não têm custo quase nenhum e podem ser realizadas por você mesmo. Tire algumas horas e se concentre nessa tarefa.
O resultado pode surpreender.
1. Faça uma limpeza ou restaure o padrão de fábrica
De nada adianta um celular com a memória lotada tendo uma performance ridícula. Existem várias maneiras de liberar espaço de armazenamento no seu aparelho e sem gasto de dinheiro.
A melhor forma de se fazer isso é salvar fotos, vídeos e documentos que você julga importantes antes de excluí-los do dispositivo.
Essa ação ajudará a abrir espaço, limpando inclusive dados que os aplicativos e o próprio celular vão acumulando com o tempo.
Faça também uma varredura nos aplicativos instalados. Você realmente usa todos eles? Claro que não! Deixe só os que têm alguma relevância.
Excluir aplicativos pode fazer o seu dispositivo ganhar velocidade e memória. Caso prefira, uma boa opção é comprar cartões micro SD para armazenar memória em smartphones com esse recurso.
Passe também a hospedar as suas fotos na nuvem com programas específicos como o Google Fotos ou o Dropbox.
Em último caso, delete tudo e restaure as configurações de fábrica.
2. Troque a bateria
As baterias têm um ciclo de vida aproximadamente de dois anos. Se o seu celular tem essa idade, provavelmente você já notou que ela não dura tanto quanto antes.
A troca da bateria velha por uma zero deixa os smartphones parecendo novos, e você mesmo pode fazer isso.
No entanto, é recomendado que você faça um orçamento antes. Talvez o preço da bateria não valha tanto a pena, e aí sim o melhor é começar a pensar em investir em um aparelho novo.
Mas na maioria das vezes sai muito em conta.
3. Customize o software
Essa dica é especial para os usuários de Android, já que o sistema oferece ferramentas para personalizar praticamente todo o telefone.
Existem inúmeros aplicativos para isso. É possível mudar a interface, remodelar o design, trocar o teclado, colocar bordas arredondadas na tela, trocar a página inicial, enfim, mudar tudo!
Outra dica é atualizar os apps antigos, que vão funcionar bem melhor do que em versões desatualizadas.
Já os usuários de iPhone podem mudar o protetor de tela e o papel de parede, apenas.
4. Coloque uma capinha nova
Muitas pessoas não gostam de colocar capinha no celular porque acham feio e dizem que elas “engordam” o aparelho.
No entanto, além de proteger, ela esconde os arranhões e as marcas de quedas que provavelmente depois de algum tempo o seu celular deve ter.
Limpar bem o exterior do dispositivo também é uma boa ação.
5. Explore outras funções do seu smartphone
Na maioria das vezes, os smartphones realizam atualizações automáticas sem que o usuário se dê conta, ou, se ele percebe, nem sabe o que foi atualizado.
Será que você sabe tudo o que o seu celular pode fazer por você? Sempre há alguma coisa que passa despercebida.
Procure! Teste tudo!
Talvez o seu smartphone ainda lhe sirva por um bom tempo, mas você ainda não sabe.
Gostou dessas dicas? Tem alguma sugestão? Deixe um comentário!