A Samsung pode comemorar: uma estratégia ousada de mercado tomada há alguns anos finalmente está dando resultado.
É que o Tizen, sistema operacional móvel que está presente nos smartwatches da empresa, acaba de ultrapassar uma rival nesse setor.
De acordo com uma pesquisa da Strategy Analytics reproduzida pelo site Tizen Experts, o Tizen agora é dono de 19% do mercado de relógios inteligentes, ultrapassando o Android Wear, que fica com 18%.
Só que a vitória não é completa: o líder absoluto ainda é o watchOS, do Apple Watch, com 57% da fatia.
A opção "Outros sistema" ocupa os 6% restantes.
Os dados são do primeiro trimestre de 2017 e indicam uma tendência de mercado interessante.
Apesar de a Samsung ser apenas uma fabricante, ela tem lançado vários modelos de relógios para diferentes públicos — e eles têm recebido mais atenção de modelos como Asus, Huawei e LG, por exemplo.
A vitória fica ainda mais saborosa quando retomamos o ranking de 2015: nele, o Tizen era só o quinto, atrás até do Pebble OS e do RTOS, tendo só 6% de mercado e com perspectivas de quase sumir até 2019.
A Samsung deve apostar cada vez mais no Tizen para dispositivos que não são os principais smartphones da empresa.
Produtos de Internet das Coisas, alguns celulares e wearables já contam com essa plataforma própria.