A Qualcomm anunciou oficialmente na última segunda-feira (8) o lançamento de suas novas plataformas Snapdragon 660 e Snapdragon 630.
Voltados a aparelhos intermediários, os chipsets trazem como principal arma possibilitar conexões LTE com maior velocidade e uma diminuição no consumo energético de smartphones.
Sucessores do Snapdragon 652 e 625, os hardwares contam com o modem LTE X12, também presente no Snapdragon 820.
As novidades acompanham de fábrica a compatibilidade com o padrão Bluetooth 5, sendo que somente o modelo 660 apresenta a tecnologia de WiFi MIMO 2 x 2.
Fabricados em processos de 14 nanômetros, tanto o 660 quanto o 630 possuem compatibilidade com até 8 GB de memória RAM. O modelo mais poderoso tem oito núcleos Kryo 260 e a GPU Adreno 512, enquanto a versão mais modesta tem oito núcleos Cortex A53 e a GPU Adreno 508.
Foco no consumo
Outras novidades incluem o sistema proprietário Quick Charge 4 e um aumento na velocidade de operação dos chips.
Segundo a Qualcomm, o 600 é 20% melhor do que seu antecessor, sendo que o 630 representa um aumento de 10% em sua capacidade de processamento comparada ao chip anterior da linha.
No entanto, as maiores melhorias devem ser sentidas no consumo de bateria, que promete ser de 50% a 75% menor durante o uso de serviços locais. Já nos momentos em que o usuário está fazendo downloads através de redes WiFi, a promessa é de uma redução de pelo menos 60% na carga consumida.
A Qualcomm afirma que as primeiras levas do Snapdragon 660 já estão sendo distribuídas para suas parceiras, enquanto o 630 só deve começar a ser enviado no final deste mês.
Até o momento, não há indícios de quais vão ser os primeiros aparelhos a usar os novos chipsets em suas construções.