Desde março, o Instagram vem fazendo discretamente mudanças em seu site na versão mobile, a exemplo da possibilidade de compartilhamento e o uso da aba de Busca.
Agora, a plataforma conta com uma versão light que permite também postar fotos.
As novidades vêm para atrair mais usuários em países emergentes, que costumam utilizar aparelhos de entrada e banda larga de baixa capacidade ou consumo.
Como o app da rede social de fotos ocupa considerável memória para essa faixa — 71 MB no Android e 101 MB no iOS — e baixá-lo em 3G ou 4G queimaria grande parte do pacote de dados, um serviço mais acessível pode ser uma boa estratégia para assegurar mais seguidores.
A companhia segue os passos de seu dono, o Facebook, que também conta com o Facebook Lite e o Messenger Lite.
Com a adesão desse público e da popularização do recurso Stories, o Instagram vem apresentando crescimento de destaque: quase dobrou no período de setembro de 2015 a abril deste ano, foi de uma base de 400 mil para 700 milhões de assinantes.
O acesso facilitado pode ajudar a reunir 1 bilhão ainda neste ano.