Ter a conta de uma rede social hackeada é um dos maiores pesadelos de um usuário frequente de internet.
Xingamento e posturas impróprias na rede são a menor das atitudes que os criminosos virtuais cometem — pior mesmo é quando eles chegam a vazam fotos, informações sigilosas e documentos, ou chegam a roubar totalmente o perfil.
No caso do Facebook, são várias as formas de se proteger antes ou durante uma invasão.
O primeiro passo para verificar se o seu perfil foi acessado por alguém não autorizado é clicar na seta do canto superior direito da tela e entrar no menu da conta, selecionando “Configurações”.
Lá, vá em “Segurança” e, em seguida, no item “Onde você está conectado”.
Nessa primeira parte, é possível verificar todas as vezes que você entrou na sua conta.
Caso algum login seja estranho para você e não corresponda com sua rotina e lugar de acessos, ela pode ser a atividade de algum hacker.
Neste caso, basta clicar em “Encerrar atividade”, para que o invasor seja temporariamente desativado da rede.
Medidas mais drásticas
Existem outras maneiras de analisar se algum cibercriminoso invadiu a sua conta.
Basta olhar suas informações pessoais: caso alguma delas tenha sido alterada repentinamente e sem que haja conhecido prévio, fica evidente que alguém está fazendo isso de forma clandestina.
Tendo encerrado as atividades do invasor, mude imediatamente sua senha em Configurações > Geral > Senha.
Além disso, existe uma página de ajuda do Facebook para quem ainda tem acesso à conta, mas suspeita que ela esteja insegura — clique aqui para acessá-la.
A própria rede social fornece o passo a passo para manter sua conta protegida.
Prevenir é melhor que remediar
Confira outras dicas de como estar sempre seguro no Facebook:
Ative sempre os alertas de login, assim você saberá instantaneamente se alguém entrar em sua conta em um dispositivo ou navegador pela primeira vez.
Escolha uma forma de dupla verificação. Ter mais de uma chave de segurança para entrar na conta dificulta bastante o trabalho do hacker. Ele pode ser um código de aprovação via SMS, uma recuperação para quando você não estiver com o celular ou um desloqueio U2F (Universal 2nd Factor) via USB ou NFC.
Adicione senhas para todos os aplicativos. Você pode criar códigos novos e individuais para cada serviço usado dentro do Facebook, como Skype, Spotify e muitos outros. Isso pode ser feito a partir deste link.
Estabeleça contatos confiáveis. Nessa opção, você pode escolher algumas pessoas próximas a você para ajudar a desbloquear a sua conta em caso de nova invasão.
Via CNET