A Apple deve lançar no próximo mês um app gratuito para edição de vídeo chamado Clips, que mistura recursos do Snapchat e Instagram e oferece ferramentas interessantes, uma delas inédita.
A ideia da empresa é facilitar a criação de seus próprios clipes para o compartilhamento em redes sociais.
É como uma versão pocket do iMovie, só que para iPhone 5s e superiores, iPad (Air, Mini 2 e acima) e iPod Touch.
O conteúdo todo é gravado no formato quadrado semelhante ao Vine, para facilitar a veiculação horizontal ou vertical e o manuseio em dispositivos móveis.
O uso é bem simples: basta pressionar e segurar o botão vermelho de captura para adicionar as sequências ao seu aparelho.
Depois é só juntar as cenas e incluir efeitos e outras coisas.
Recursos
Uma das funcionalidades de maior destaque é o Live Tiles, que permite a você incluir textos ao vídeo por meio de voz, no exato momento em que desejar — até mesmo suas pausas e entonação.
Essa ferramenta inédita, com suporte para 36 idiomas, deve ser o grande diferencial, já que nenhum editor integrado em redes sociais pode fazer isso.
As outras ações são semelhantes aos serviços já existentes, como filtros de imagem, adição de emojis e efeitos.
Algumas pessoas que utilizaram estranharam a ausência de stickers e o fato do Clips não aceitar introdução de palavras da maneira convencional, com teclado virtual.
Como o app não possui sua própria rede social, a distribuição fica por sua conta.
Ele pode exportar ou compartilhar diretamente para outros aplicativos, a exemplo do Facebook, do Vimeo, do Instagram e do YouTube.
Para exibir em outros serviços, como o Snapchat, é preciso abrir o software e então buscar no arquivo do aparelho ou na nuvem iCloud.
Via CNET/SCOTT STEIN