Até pouco tempo atrás, a marca Vaio era sinônimo de Sony. Em fevereiro de 2014, entretanto, o nome foi vendido para o grupo de investimentos Japan Industrial Partners (JIP), junto com a divisão de PCs, tornando-se uma companhia independente.
E veja como o mundo dá voltas: poucos anos depois, a Vaio já lançou alguns smartphones e agora é concorrente da própria Sony, mesmo que ainda sem fazer grandes estragos no mercado.
Prova disso é o mais novo aparelho da marca, o Phone A.
O Phone A é um dispositivo intermediário que não traz atrativos exatamente originais, mas tenta se vender pela força da marca.
Ao contrário dos anteriores da companhia, ele oferece suporte a até dois chips SIM.
O sistema operacional é um Android em uma skin que parece bastante próxima à versão pura — anteriormente, a Vaio apostou no Windows 10 Mobile, mas o negócio parece não ter dado frutos e só os apps da linha Office continuam pré-instalados.
Especificações técnicas
Sistema operacional: Android 6.0.1
Tela: 5,5" Full HD (1080p)
Processador: octa-core Snapdragon 617
Memória RAM: 3 GB
Armazenamento interno: 16 GB (suporta cartão micro SD)
O Vaio Phone A sai em 7 de abril. Ele dificilmente será vendido fora do Japão e deve competir contra Sony e Apple pelo mercado local.
Ainda assim, é bom ver uma marca de nome clássico voltando aos holofotes, com a esperança de que ela alce voos mais altos com lançamentos globais.
Via THE VERGE/JAMES VINCENT // VAIO