Em 2016, a Sony lançou o Xperia XA. Esse smartphone chamou atenção dos consumidores por prometer um reboot na linha de modelos intermediários da companhia.
Com o sucesso desse aparelho, a empresa traz dois novos exemplares para completar a coleção: o Xperia XA1, com tela de 5”, e o Xperia XA1 Ultra, com display de 6”.
“Com o sucesso no ano passado dos modelos XA, os novos XA1 e o XA1 Ultra veem para repetir este desempenho e possibilitar ao consumidor opções que não estão na categoria super premium, mas que entregam experiências muito parecidas”, afirma Renato Cechetti, gerente de negócios da Sony Mobile no Brasil. Os dois smartphones tem foco na câmera e estão disponíveis nas cores branca, preta, rosa e dourado.
Especificações técnicas do Sony Xperia XA1
Sistema operacional: Android 7.0 (Nougat)
Tela: IPS LCD de 5 polegadas
Resolução: 1280x720 pixels (HD)
Chipset: MediaTek Helio P20
CPU: Octa-core (4x de 2,3 GHz + 4x de 1,6 GHz)
GPU: Mali-T880MP2
Memória RAM: 3 GB
Armazenamento interno: 32 GB
Armazenamento externo: cartão micro SD de até 256 GB
Câmera traseira: 23 MP
Câmera frontal: 8 MP
Bateria: 2.300 mAh
Altura: 145 mm
Largura: 67 mm
Espessura: 8 mm
Peso: 143 g
Especificações técnicas do Sony Xperia XA1 Ultra
Sistema operacional: Android 7.0 (Nougat)
Tela: IPS LCD de 6 polegadas
Resolução: 1920x1080 pixels (Full HD)
Chipset: MediaTek Helio P20
CPU: Octa-core (4x de 2,3 GHz + 4x de 1,6 GHz)
GPU: Mali-T880MP2
Memória RAM: 4 GB
Armazenamento interno: 32 GB ou 64 GB
Armazenamento externo: cartão micro SD de até 256 GB
Câmera traseira: 23 MP
Câmera frontal: 8 MP
Bateria: 2.700 mAh
Altura: 165 mm
Largura: 79 mm
Espessura: 8,1 mm
Peso: 188 g
Foco na câmera
Os Xperia XA1 e Xperia XA1 Ultra possuem um grande foco na qualidade de suas câmeras. A experiência para esses lançamentos é emprestada da divisão de câmera digital da Sony.
São 23 MP que trazem diferenciais como a alta resolução 1/2.3” Exmor RS, a lente F2.0, a sensibilidade em baixas condições de luminosidade e o sensor de movimento com captura a 0.6s e autofoco híbrido.
Com isso, os momentos mais espontâneos estarão sempre em foco.
Além disso, a câmera selfie do Xperia XA1 tem 8MP e lentes de 23mm, permitindo maior amplitude na captura das selfies. Já o Xperia XA1 Ultra possui câmera selfie de 16MP, com estabilizador de imagem, permitindo menos fotos tremidas e o maior aproveitamento possível da luminosidade natural disponível na hora da foto. Além de um flash inteligente na câmera selfie para iluminar naturalmente o rosto.
Design e performance
O design sem bordas, lançado em 2016, foi refinado para criar a curvatura de ajuste perfeita na mão do usuário. A tela de ponta a ponta do Xperia XA1 é uma HD (720p) de 5”, enquanto que, no Xperia XA1 Ultra, é Full HD (1080p) de 6'', fornecendo imagens cada vez mais nítidas.
A eficiência do processador Mediatek octa-core leva ao usuário uma experiência rápida e suave para navegar na web, assistir a vídeos ou jogar seus games favoritos.
Tanto no Xperia XA1, quanto no Xperia XA1 Ultra, a tecnologia Qnovo de recarga adaptativa monitora a saúde da bateria e ajusta a corrente de carga para maximizar o seu tempo de vida útil.
O Modo Stamina também mantém a bateria por mais tempo, desativando algumas funções dos aparelhos.
Já o Smart Cleaner gerencia o desempenho da memória, limpando, automaticamente, o cache e aplicativos não utilizados para obter a melhor velocidade e desempenho, sem degradação da bateria ao longo do tempo.
Os modelos ainda são carregados em menor tempo do que o comum.
Disponibilidade
De acordo com a própria Sony, a promessa é de que os Xperia XA1 e o Xperia XA1 Ultra cheguem ao mercado norte-americano durante o terceiro trimestre de 2017.
O preço inicial será de US$ 299, o que em conversão direta dá algo em torno de R$ 930.
É muito provável que esses modelos também cheguem ao Brasil, mas em datas e com preços diferentes.
Via SONY